Home
     Login or Cadastre-se HomeHome     AccountYour Account     ForumsForums     DownloadsDownloads  DownloadsWallpapers   
SHADOW REALMS: Forums

www.shadowrealms.com.br Exibir tópico - 12/07: YUGIOH E A CENSURA! 01
FAQFAQ  PesquisarPesquisar  RegistrarRegistrar  PerfilPerfil  MembrosMembros  GruposGrupos  Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares  LoginLogin 

12/07: YUGIOH E A CENSURA! 01
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Responder Mensagem    www.shadowrealms.com.br - Índice do Fórum -> Artigo do Mês
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
WOLTARR
Jack Faust is my name...

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 7:42 pm    Assunto: 12/07: YUGIOH E A CENSURA! 01 Responder com Citação

ARTIGO DO MÊS: YU-GI-OH E A CENSURA PARTE 1

INTRODUÇÃO
Nesse artigo vamos ver como a arte das cartas de yugioh tem sido alterada em relação a sua versão original do oriente para satisfazer os rigorosos critérios de moral e é ética do norte americanos

A cultura norte americana tem 2 vertentes principais: os democratas (que seriam os liberais) e os republicanos (que seriam os conservadores). Na pratica ambos lados são conservadores em relação aos costumes religiosos e padrões de conduta morais e éticas, mas os republicanos seriam particularmente mais rigorosos (direita ULTRA conservadora).

Ambos lados são fortemente politizados e tem a tradição de perseguir seus objetivos furiosa e incansavelmente (haja visto a famosa caça as bruxas promovida pelo senador em seu livro “seduction of the innocents” e que acabou por censurar grandes fatias do mercado de quadrinhos norte americano e que culminou na criação do selo de aprovação requerido para as publicações de quadrinhos violentas-“comic book ethic code”).

Há uma grande preocupação em difundir seus ideais conservadores as gerações futuras e que só pode ser alcançado através de controle rigoroso do que os jovens estão assistindo ou lendo.

Também há uma preocupação mercadológica envolvida; para difundir o card game as faixas etárias mais precoces e driblar a vigilância conservadora paterna (e desta forma ampliar o mercado de consumo) foi necessário adulterar a arte original das cartas de yugioh para que elas tivessem imagens menos provocativas.

Na primeira parte desse artigo vamos explorar algumas das mudanças de arte que focavam o tema religião direta ou indiretamente.

Na segunda parte vamos ver as mudanças de arte que focavam a sexualidade

Na terceira parte vamos ver as mudanças de arte que focavam a demologia crista e paga

na quarta e ultima parte vamos ver mudanças de arte que enfocam o tema violência bem como mudanças que desafiam qualquer tentativa de classificação

SIMBOLOGIA RELIGIOSA E IMAGENS ALTERADAS
A seguir vamos analisar algumas artes de cartas de forma comparativa: vamos mostrar a imagem original(OCG) e a imagem alterada americana(TCG)

SIMBOLOS DE REPRESENTAÇÃO DE DIVINDADE: AUREOLAS(AURA DIVINA)

EXEMPLO : SHINNING ANGEL

observe que a aureola angelical da imagem OCG não esta presente na imagem TCG

a “aura angelical” é tema recorrente da iconologia crista. Acredita-se que tenha sido removida pois a mesma seria considerada ofensiva a fé católica .( “não tomaras seu santo nome em vão”)

observe agora outras imagens em que a mesma alteração foi processada

observe que as serviçais de “zeus” apresentam aureolas na versão OCG

SIMBOLOS E ADORNOS DE REPRESENTAÇÃO DO OFICIO DA RELIGIAO: CRUZES, IGREJAS, ALTARES

EXEMPLO : CALL OF THE HAUNTED

nesse caso as cruzes foram removidas e substituidas por lapides retangulares. As cruzes também fazem parte da iconologia crista ( eu diria que seria o ponto focal) e por isso mesmo foram substituídas pata não atentar contra a fé crista

observe agora outras imagens em que a mesma alteração foi processada:

observe que a cruz invertida foi substituida por um halo brilhante

observe que o enfeite decorativo na forma de cruz da imagem OCG foi substituído por outro tipo de adorno

nesse caso também curioso as cruzes foram substituídas por corações. A cruz vernelha normalmente e atribuída e medicina e ações em saúde e não a religião católica. Acho que houve um pouco de exagero nessa substituição. Mesmo assim , eu ouso dizer que lily ficou ainda mais bela e charmosa ^_^

observem que a lapide em forma de cruz foi substituídas por uma lapide retangular tradicional

aqui vemos que apenas a imagem da cruz dentro da lapida foi removida

SIMBOLOGIA PAGÃ : ADORNOS E ARTEFATOS PAGOES

EXEMPLO : MONSTER REBORN

observe que a cruz egípcia(ankh) foi substituída por uma espécie de ‘broche”. Muito embora a imagem não seja exatamente crista ela sugere paganismo

esse é um caso curioso pois a imagem OCG remete a simbologia religiosa HINDU e não crista(observe que a divindade esta em cima de uma lótus). Eu suponho que os conservadores fossem entender isso como “propaganda” de religiões não sancionadas pelo cristianismo

esse também é um caso curioso pois mostrava claramente o ambiente de uma igreja crista, o cálice com o vinho da comunhão e a cruz. A carta chega a ser pejorativa e abertamente ofensiva chamar a cerimônia da comunhão de “tributo aos condenados”

COMENTARIOS FINAIS
E com certa tristeza de que me deparo com esse tipo de atitude por parte dos americanos; há meu ver isso não difere muito do vandalismo puro e simples como a queima de livros “revolucionarios” que o nazismo fazia.pura depredação de uma obra de arte

Imagens pouco contribuem para destruir a fé de uma pessoa, mas sim a desagregação do núcleo familiar devido as longas jornadas de trabalho dos pais, deixando as crianças criarem se praticamente sozinhas e sem supervisão.(isso mesmo a culpa é do capitalismo).

Alem disso a televisao é muito mais nociva para formação do caráter de uma pessoa do que qualquer imagem( sim estou falando das novelas globais)

Mais triste ainda estou pelo fato de não sermos organizados o bastante para adquirir o card game diretamente do japão ao invés de o receber da UDE americana; como alias nos já fazemos com os mangas (graça a deus os mangas escaparam das mãos puritanas dos americanos)

AGORA FAÇO UM DESAFIO AOS COLEGAS:

QUEM ACHAR IMAGENS RELIGIOSAS DE OCG CARDS QUE EU NÃO MENCIONEI POR FAVPR POSTE AQUI PARA ENRIQUECER ESSE ARTIGO

MUITO OBRIGADO POR LER E JÁ AGRADEÇO A SUA COLABORAÇÃO

ESCRITO POR WOLTARR EM 22/11/2207

Editado pela última vez por WOLTARR em Wed Dec 29, 2010 1:54 pm, num total de 3 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Endereço de AIM MSN Messenger
Autor Mensagem
erushio
Shadow Gennocide Ruler

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 7:55 pm    Assunto: Responder com Citação

famoso treeborn tah bem caiu, nao posto mais pq tenho q sair rapidim
Autor Mensagem
KmastersX
Shadow Gennocide Ruler

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

artigo interessante, mas tenho que discordar quanto a parte que diz que a censura é por culpa da cultura norte-americana. Aconteceu lá por que a UDE é de lá, mas não tenho duvidas que as mesmas censuras seriam feitas em qualquer outro país do ocidente.
Os "modernos" do ocidente tem em mente que desenho é coisa pra criança e isso é fato, o que não acontece com os "conservadores" do oriente.
Chega a ser engraçado isso, no oriente todo mundo quer ser liberal, demonstrar a sua sexualidade, mas tudo o que vem do oriente é censurado
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Autor Mensagem
mcd2pina
Shadow Crusader

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 8:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Graverobber:
A cruz abaixo da Lua tb foi trocada por uma lápide...

Gravekeeper's Servant

N tiraram as Cruz... =p
Near
Midbie

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Wolltar eu acho certa a censura sim um pouco exagerada mais certa antiga mente o yugioh era podre: soh fala de demonios, e etc... vc pode achar uma besteira e tanto oq eu estou falando,mais eu como cristão não poderia deixar de falar e agora o yugioh esta bem mais "limpo" e me diga,ficou mais chato por causa disso?
Autor Mensagem
WOLTARR
Jack Faust is my name...

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Near escreveu:
Wolltar eu acho certa a censura sim um pouco exagerada mais certa antiga mente o yugioh era podre: soh fala de demonios, e etc... vc pode achar uma besteira e tanto oq eu estou falando,mais eu como cristão não poderia deixar de falar e agora o yugioh esta bem mais "limpo" e me diga,ficou mais chato por causa disso?

eu prefiro sempre a arte original nao importa o tema

o fato de ter uma "pegada" religiosa nao faz a minima diferença para min

meu deus mora no meu coração e nao em imagens ou templos

woltarr
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Endereço de AIM MSN Messenger
Autor Mensagem
Kratos
Shadow Knight

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 9:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Onde o moralismo religioso e a hipocrisia imperam o racionalismo sai pela janela. Infelizmente excelentes trabalhos de arte continuarão sendo degradados sem que ninguém tome atitude. Porque a maioria dos duelistas tem tanto preconceito com os cards japoneses? produto original e de qualidade e sem os japoneses não teríamos o TCG. Também poderíamos aproveitar os cards que são comuns no Japão e "fanton" rares aqui no ocidente e com preços absurdos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Autor Mensagem
Kizuke
Barraqueiro Mor

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 9:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Near escreveu:
vc pode achar uma besteira e tanto oq eu estou falando,mais eu como cristão não poderia deixar de falar e agora o yugioh esta bem mais "limpo"

desculpe mais isso que vc disse pra mim é uma idiotice...
nunca vi uma obra de arte ser modificada, e pra mim isso q eles fazem eh destruir uma obra de arte.
o Trabalho da pessoa q faz a imagem deve ser respeitada, e pra mim isso q ele fazem é um total desrespeito.
Logico q esta é minha visão como Colecionador e fan do card game.

E tipo o qual a relação de ser catolico com gostar ou ñ das mudanças.
Sou catolico, e acho uma falta de respeito isso q eles fazem, pois embora para vc isso seja uma ofensa a sua cultura, é um erro maior ainda tentar mudar a cultura do outro.

E esse negocio de fico mais "limpo" tbm é ridiculo, parece q era algo sujo aos olhos das pessoas religiosas e ficou melhor assim.
Mas o proprio membro da minha igreja( não lembro o cargo dele dentro da igreja) jogava e com deck de demonio, sendo assim como uma pessoa da igreja, q estuda e acredita nisso muito mais do q a maioria das pessoas, ñ se sente incomodado em nenhum momento com a utilização de palavras como demonio e imagem q tem relações a sua religião.

Citação:
A carta chega a ser pejorativa e abertamente ofensiva chamar a cerimônia da comunhão de “tributo aos condenados”

Offerings to the Doomed ñ seria algo como " oferenda aos Condenados"
Então ñ teria nada de ofensivo, pois é normal ao condenados a chance de arrependimentos de seus erros e a benção de deus antes de sua morte
Near
Midbie

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 10:10 pm    Assunto: Responder com Citação

eu achu q as unicas cartars que mereceram essa censura foram:as que tinham SIMBOLOS DE REPRESENTAÇÃO DE DIVINDADE: AUREOLAS(AURA DIVINA).

tirando o Treebron Frog
Autor Mensagem
Near
Midbie

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Sou catolico, e acho uma falta de respeito isso q eles fazem, pois embora para vc isso seja uma ofensa a sua cultura, é um erro maior ainda tentar mudar a cultura do outro.

achei muito profundo issu
Autor Mensagem
KmastersX
Shadow Gennocide Ruler

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação

uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

yugioh é um jogo
cristianismo é religião

esse papo de "limpar" o jogo é o maior papo furado, só não vou entrar em mais detalhes pra não entrar em discussão religiosa

o que tem que se entender é que trata-se de um jogo, tão somente isto, não é nenhuma forma de tentar converter alguém pra esse ou aquele credo. Assim como tem demonios, tem imagens de anjos, tem figuras egípcias e por ai vai. Se tivessemos que "limpar" o jogo por causa da opnião dos outros, todas as cartas seriam censuradas. Alguém se incomodaria com os anjos, outros com os egipcios....

A OBRA DEVE SER MANTIDA COMO ORIGINAL, NÃO OFENDE NINGUÉM.
Autor Mensagem
Banshes
Shadow Lord

MensagemEnviada: Wed Nov 28, 2007 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

então
primeiramente a PRINCIPAL razão da opreção as imagens catonicas nos cards é bem simples

a maioria dos americanos, 75% +/- são lusitanos

e como americano tem q ser melhor em td (até msm na religião ¬¬)
ouve o re-print das imagens como "jogada de marketing" pra ñ valorizar os catolicos

religião é a coisa mais complicada msm

+ é aquela coisa ( meu irmão falo errado) meu primeiro discipulo jogava com um deck q lhe fazia juz, "pq eu ñ posso ter um lado mal, pelo menos pra me divertir"

Ele era pastor de uma igreja evangelica e acolhia crianças q ficavam na rua e trazia elas pro YUGI ( com cards falso pq nem tds tem dinheiro) monstrando q a vida tem um outro lado

concordo q se for olhar desse modo ele esta trazendo as pessoas pra igreja dele, mais não era a intenção.

como o Woltar msm comentou novela é pior pq te instiga. Quantas mulheres ñ faze uma conta no banco pq viu seu "idolo" entrando na CAIXA

Imagens primeiro vc tem q conceber a arte na sua mente depois analizala e tentar ver um sentido nela. e sempre como vc q analiza vc cria o seu proprio conceito.
alguem aq ja viu um cara se suicidando por causa da monalisa ???? eu ñ

So falto a censura contra a violencia

+ o artigo fico bom
Autor Mensagem
Kratos
Shadow Knight

MensagemEnviada: Thu Nov 29, 2007 12:32 am    Assunto: Responder com Citação

"a maioria dos americanos, 75% +/- são lusitanos"
Ehhh...sem querer ser chato, mas a palavra que você deveria colocar deveria ser "puritanos" e não "lusitanos". Lusitano é quem nasce em Portugal... Shocked
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Autor Mensagem
KmastersX
Shadow Gennocide Ruler

MensagemEnviada: Thu Nov 29, 2007 2:59 am    Assunto: Responder com Citação

não podemos esquecer a origem do jogo, o Japão
Lá não tem esse problema com demônios e anjos, em vários animes aparece céu, inferno...
Autor Mensagem
WOLTARR
Jack Faust is my name...

MensagemEnviada: Thu Nov 29, 2007 7:40 am    Assunto: Responder com Citação

KmastersX escreveu:
não podemos esquecer a origem do jogo, o Japão
Lá não tem esse problema com demônios e anjos, em vários animes aparece céu, inferno...

mas é por que eles tem varias religioes ( budismo, taoismo etc) e imagens de kamis( espiritos) e demonios fazem parte do folcore popular deles( mais ou menos como o saci perere e outros fazem da nossa)

woltarr
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem    www.shadowrealms.com.br - Índice do Fórum -> Artigo do Mês Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 1 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.